sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sobre o Projeto

Neste ano o Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes completa 50 anos. Portanto, ao resgatarmos este período (1959-2009) estaremos contribuindo para que haja um diálogo entre as gerações para que possam refletir sobre a importância da memória histórica do Colégio.

Devido a comemoração do cinquentenário do Colégio, surgiu o desejo de desenvolver um projeto que correspondesse às expectativas desta comemoração, visto que, o mesmo acrescentará muito à
formação pessoal, social e cultural de cada indivíduo envolvido.

OBJETIVOS:
  • possibilitar ao aluno a possibilidade de um contarto direto com a História do seu colégio, através da coleta de materias (entrevistas, fotos, documentos...)
  • Estabelecer o diálogo entre as gerações.
METODOLOGIA

Este projeto desevolvido durante o ano de 2009 divide-se em três fases? l) Aulas expositivas e levantamento teórico; ll) Pesquisa de campo; lll) avaliação dos resultados obtidos e apresentação dos mesmos. A primeira fase consistirá em algumas aulas expositivas leitura de textos e artigos que abordem as fontes históricas, bem como o que elas se representam para a reconstrução da História. Faremos Nossa Senhora de Lourdes, Questionando: onde? como? e por quê surgiu o colégio. Na segunda fase ocorrerá a coleta de depoimentos gravados, filmados e escritos, também de imagens (fotos) dos entrevistados, do colégio, dos ex-alunos e atuais, ex-diretoes e atual, ex-professores e atuais, ex-funcionários e atuais, A terceira fase corresponde a análise de todos os dados obtidos e exposição dos resultados.

RESULTADOS:

A partir do resgate da memória, os alunos compreendem a importância desta na reconstrução da História, analisando um documento seja ele escrito ou não não escrito com olhas crítico, não o aceitando como verdade absoluta, mas sim, tendo a noção de que a História está em constante mudança e transformação, podemos ser o aluno, não apenas um expectador, mas um partícipe desta História.

CONCLUSÃO:

Trabalhar com os alunos a História do colégio em que estudam, de forma a relacionar a parte teórica X pesquisa de campo, contrubui para que estes fatos sejam registrados de maneira mais significativa na vida dos alunos envolvidos, resultando numa maior interação e fazendo com que se interessem ainda mais pelo estudo da História.



Prof. Orientador: Eliane dos Santos Malheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário